Certo ou Errado – Como dirigir com segurança?

04 08 2014


Fala gurizada fandangueira hoje começa o que pode ser uma nova coluna aqui no Desabilitado. O Certo ou Errado é um tutorial altamente qualificado que eu to desenvolvendo pra motoristas experientes que querem aprender mais ou motoristas que não sabem nem como se abre a porta de um carro. Tentarei abordar toda semana um tema diferente sobre o que fazer ou não quando estiver dirigindo. Vamos lá.

certo-ou-errado

Antes de tudo é fundamental saber como dirigir com segurança, a maioria dos acidentes no Brasil acontecem por descuido de um ou mais motoristas, então essa é a forma certa de agir quando você estiver em uma estrada movimentada:

certo

Quando vc está na estrada, seja em uma via rápida ou comum é essencial que alguns cuidados sejam tomados. Respeitar os limites de velocidade nem deve ser discutido. Depois de conferir se a sua velocidade está dentro dos conformes, preste atenção em todos a sua volta.

Em casos de acidente as pessoas geralmente tem pouquissimo tempo pra reagir, o que ela escolher fazer nos segundos durante a ocorrencia pode alterar o rumo entre a vida e a morte, portanto é sempre uma otima ideia deixar um espaço entre o seu carro e o carro da frente, algo entre 2 metros e 50 centimetros são o suficiente pra que vc consiga desviar caso algo extraordinário aconteça.

Ter o veículo sempre revisado, com bons pneus e pastilhas de freio servem pra deixar seu carro mais ágil e com uma resposta mais rápida ao seu comando no volante. Além disso evite ultrapassagens desnecessárias e use o cinto de segurança.

É bem fácil, né? Infelizmente algumas pessoas não sabem o que fazer.

errado

Pode até parecer uma boa ideia, mas amarrar o seu filho de 11 meses no capô do seu carro em uma tentativa desesperada de manter os ocupantes do veículo seguros é uma ideia totalmente errada. Antes de tudo sabemos que é contra a lei uma criança estar em um carro em movimento sem utilizar a cadeirinha “Mas igor, e se eu colocar o bebê na cadeirinha e a cadeirinha amarrada no capô do carro?” Mesmo assim vc estará apenas causando constrangimento.

Um bebê não tem massa suficiente, seriam necessárias pelo menos 4 crianças pra evitar estragos em grandes impactos, um acidente a mais de 90km/h causaria praticamente o mesmo prejuizo ao carro, mesmo com a criança presa ao capô. Tentar trocar a posição dela e variar entre lugares como o para-choque ou as laterais é uma perda de tempo. Além do mais, por alguma razão há algum tempo esse ato já é visto com maus olhos por toda a sociedade moderna.

Lembre-se: Manter o carro em movimento com qualquer criança presa do lado de fora dele pode te causar diversos problemas, evite fazer isso.


Agora você sabe, é muito mais eficaz dirigir com segurança cumprindo as leis de trânsito do que tentando inventar alguma maneira de contornar as consequencias do sistema. Espero muito que vcs tenham aprendido algo e até a proxima (se houver proxima).

Dirija com segurança



Um comentário

[…] Espero que a dica de hoje tenha ajudado. Se vc deseja que eu aborde algum tema nessa coluna é só deixar nos comentários, vc tbm pode conferir o primeiro Certo ou Errado aqui do Desabilitado clicando nesse link: Como dirigir com segurança?. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desabilitado © 2017 - Na 4x4 a gente voa
Feito no Wordpress - Desenvolvimento por Dk Ribeiro